O que nomes tão distintos da música como Roberto Carlos, Iron Maiden, Tina Turner e Pearl Jam têm em comum? Todos eles já fizeram shows no estádio Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido pelo nome Pacaembu, que completa 70 anos nesta terça (27).
É verdade que, nos últimos cinco anos, o palco de grandes partidas de futebol desde 1940, quando foi inaugurado, está longe do mundo da música. Uma ação civil movida pela Associação Viva Pacaembu por São Paulo contra a administração municipal é a responsável.
A única exceção durante esse período ocorreu em dezembro de 2005, com os shows do grupo americano Pearl Jam, e ainda assim com regras mais rígidas.
Seja como for, não faltam eventos musicais inesquecíveis na história do Pacaembu. O Hollywood Rock em 1992, por exemplo, trouxe Living Colour, Seal, Skid Row, Lulu Santos, Titãs e EMF.
Em 1995, então, esse mesmo festival realizou o sonho de milhares de roqueiros, com três shows dos Rolling Stones, abertos pelos americanos do Spin Doctors e Rita Lee. Sim, os espetáculos foram feitos debaixo de chuva quase que o tempo todo, mas quem reclamou?
Três edições do Monsters of Rock (em 1994, 1995 e 1996) tiveram como estrelas Kiss, Ozzy Osbourne, Alice Cooper, Megadeth, Iron Maiden, Motörhead e Faith No More.
Mas nem só de rock pesado viveu o estádio. O tenor Luciano Pavarotti, por exemplo, fez um grande show por lá em 1991. O ex-beatle Paul McCartney fez seu único show até agora em São Paulo por lá, em 1993. E o rock progressivo de Roger Waters (ex-Pink Floyd) foi a trilha sonora do estádio em 2002.
O rock melódico do Bon Jovi, o carisma da diva Tina Turner e o Rei Roberto Carlos (que gravou em 2004 um DVD/CD ao vivo por lá) também marcaram presença. Fica a torcida para que essa ligação musical com o estádio municipal possa voltar a ocorrer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário