sexta-feira, 16 de abril de 2010

China multa duas cantoras por dublarem músicas em show ao vivo

Duas cantoras chinesas se tornaram as primeiras pessoas no país multadas por não cantarem ao-vivo em seus shows. Cada uma terá que pagar 50 mil iuans (cerca de R$ 13 mil) por contrariarem a lei que bane o "playback" em qualquer apresentação ao vivo, estabelecida na China há pouco mais de dois anos.

As cantoras Zi Yuan Fang e Yin Youcan se apresentavam em um show na cidade de Chengdu quando foram flagradas dublando as músicas. As informações são da agência Reuters. Um representante do Ministério da Cultura local afirma que não havia sinal sendo recebido dos microfones das cantoras durante o show.

A lei "anti-dublagem" da China surgiu após a repercussão do playback usado na cerimônia de abertura das olimpíadas de Pequim, em 2008. Na época os organizadores do evento preferiram substituir a cantora-mirim original por uma criança mais bonita.

A mídia local questionou o fato das primeiras multadas serem cantoras quase desconhecidas, quando há outras artistas chinesas famosas que também dublam em seus shows.

Nenhum comentário: